Busca
Site Web
  Canais
  Acesso
       Anuncie
       Cadastro
       Expediente
       Fale conosco
Beleza
 
19/05/2004
Saiba os motivos de inchaço nas pernas
 
Deborah de Oliveira
 
Há diversos motivos para as pernas incharem e a má notícia é que as mulheres estão mais sujeitas ao transtorno. “Por conta de variações hormonais e pela quantidade maior de gordura na perna, esses edemas são mais freqüentes em mulheres”, explica o médico Kasuo Miyake, Doutor em Cirurgia Vascular pela Universidade de São Paulo. Ele ajuda a diagnosticar alguns dos principais motivos de inchaços repentinos e sem causa aparente:

Ficar muito tempo sem mexer as pernas – Pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou em pé e com pouco movimento geralmente são vítimas do edema postural, com dores e inchaços nas pernas ao final do dia. Miyake recomenda: “A solução é dormir mais, fazer movimentos com os pés contraindo e relaxando as panturrilhas (batatas das pernas) para bombear o sangue de volta ao coração e ingerir bastante água, para facilitar a boa circulação do sangue”.

Doenças crônicas – Males cardíacos e renais, entre outras doenças crônicas, podem causar inchaço em várias partes do corpo, em especial as pernas. “Para saber se é esse o seu problema, deite-se. Se o inchaço diminuir nas pernas, mas subir às mãos e os aos olhos, está na hora de procurar um clínico geral”, aconselha Miyake. Estes inchaços geralmente são simétricos e outros sinais de doenças sistêmicas são mal-estares e indisposições.

Varizes – São as maiores causas de inchaço nas pernas, porque dificultam o retorno do sangue. “Como as válvulas das veias doentes (varicosas) não funcionam bem, o aumento da pressão do sangue nas veias acaba causando inchaço. O problema fica mais evidente quando a veia safena é afetada”, explica o médico. Para diagnosticar varizes, novamente a dica é se deitar. Se a dor e o inchaço diminuírem, é sinal de que se trata de varizes – é bom recorrer a um cirurgião vascular. O tratamento inclui aplicações de laser e injeções de glicose, praticamente indolores com o resfriamento por ar gelado, ou até intervenção cirúrgica.

Males osteoarticulares – Problemas nos ossos, músculos e juntas também podem desencadear inchaço nas pernas. “Inflamações levam ao edema e a dor pode obrigar a alteração da marcha, levando a pessoa a mancar. A perna poupada incha porque o bombeamento do sangue fica comprometido”, explica Miyake. A orientação é procurar um ortopedista.

imprimir enviar por e-mail índice  

Matérias relacionadas:

14/11/2011 -Comer gelatina não diminui a flacidez e outras verdades sobre o colágeno
21/05/2010 -Homens também se preocupam com beleza, bem estar e saúde
20/05/2010 -Balão Intragástrico é potencializa perda de peso
03/05/2010 -Esculpindo a orelha: otoplastia pode ser estética, reparadora ou reconstrutura
26/04/2010 -Arquitetura da Face: Já ouviu falar?

  Compras

Anuncie | Segurança e privacidade | Aviso legal | Sobre nós | Adicione aos favoritos | Torne sua home

www.viadeacesso.com.br - © Copyright - Todos os direitos reservados

Pegue seu feed